27/07/2024
Revistas e Livros
InícioDestaqueO que a profecia de Ageu têm a ver com nossos dias

O que a profecia de Ageu têm a ver com nossos dias

Como a profecia de Ageu 520 a.C. tinha um contexto histórico para seu tempo e estava juntamente conectada para nossos dias

Escrito entre o final de agosto e meados de dezembro de 520 AC, cerca de 17 anos depois do retorno dos judeus do exílio da Babilonia, quando ainda não se completara a construção do Templo. O profeta Ageu, indicava que o povo estava se preocupando com as próprias vidas e esquecendo do principal – a casa de Deus.

O povo ficou 70 anos escravo na Babilonia e agora saem para viver sua vida novamente como livres, mas esquecem de Deus que os livrou, esquece de edificar o Templo que era o símbolo da presença de Deus no meio de Israel.

O povo se preocupa apenas com seu conforto com seus interesses momentâneos.

A mensagem que Deus fala através do Profeta Ageu, revela muito em apenas 2 capítulos.

Essa revelação não é apenas para o contexto histórico mas para o contexto profético. Deus sempre fala aos profetas com revelações que era, que é e que há de vir.

O Espírito Santo leva a palavra de Deus até Ageu e ele fala ao povo de Israel.

‘’ Vocês dizem não é tempo de edificar a casa de Deus. Assim diz o Senhor, é tempo de cada um de vocês andarem em suas casa forradas? Ao mesmo tempo que a minha casa permanece no deserto? ’’

No verso 5 – Deus diz ao povo:
Observe os seus caminhos, vocês têm semeado muito mas colhido pouco, vocês comem mas não dá para se fartar, bebem mas não dá para saciar, vestem mas ninguém se aquece, o que recebe salário é semelhante ao um homem que recebe e coloca em um saco furado.

Assim diz o Senhor dos exércitos considerai o vosso caminho.
Observe o caminho de vocês.

Vocês esperaram muito e veio a ser pouco e esse pouco quando vocês trouxeram para casa eu com assopro dissipei isso.

Observe os seus caminhos, sabe porque eu fiz isso, por causa da minha casa que permanece em ruínas, no mesmo tempo que a casa de vocês estão edificadas, no mesmo tempo que vocês correm para suas próprias casas.

INDIFERANÇA

Deus olhava do alto e via cada um edificando sua casa correndo atrás dos seus interesses mas deixando a casa de Deus em ruínas.

O incrível nessa profecia é que Deus nos revela que a casa Dele somos nós, a igreja de Deus.

Casa é o símbolo do homem, a morada de Deus, quando cuidamos da nossa casa, cuidamos dos nossos desejos, nossas vaidades, esquecemos de cuidar da casa de Deus que é o templo do Espírito Santo.

Como o povo adoraria a Deus sem casa? Como o povo celebraria as festas sem a casa? Como faria expiação de pecados sem a casa? E as primícias? Como trariam as primícias a casa de Deus trazendo seus dízimos da terra? Nem festa de Trombetas nem de Tabernáculos.

Verso 10: Por isso os céus sobre vós retém o orvalho, e a terra os seus frutos.
Fiz vir a seca sobre a terra e sobre os montes sobre o cereal, sobre o vinho, sobre o azeite, sobre o que a terra produz, sobre os homens, sobre os animais e sobre todo o trabalho de suas mãos.

Deus está dizendo eu não prospero nada do que vocês estão fazendo.

Mas quem diz que o povo quer saber disso? Quer edificar a casa de Deus? O povo quer ser liberto do cativeiro Babilônico, quer ser liberto do Egito, mas quando estão livres não querem cuidar das coisas do Senhor.

Podemos trazer essa palavra para nosso contexto.

Glória a Deus pelas suas palavras proféticas.
E agora como devemos edificar? Quem é o arquiteto? Onde está a planta?

Vejamos os evangelhos que descrevem detalhadamente a casa que Deus quer habitar. Jesus deixou o manual completo de edificação da Casa de Deus.

Olhe para as cartas dos apóstolos, olha o esmero das cartas de Paulo e quanta sabedoria nas palavras desse apóstolo, conectando palavras dos profetas com os tempos que era e que há de vir.

Veja a revelação do próprio Cristo a João quando descreve em apocalipse a morada de Deus, a nova jerusalém, lindo isso me emociona.

Deus está edificando uma casa para morar desde o início dos séculos.

Nós somos a casa de Deus, termo profético usado na Bíblia para a morada de Deus.

Somos o templo do Espírito Santo e havemos de ser a morada eterna do pai, a Nova Jerusalém que desce do céu no Apocalipse 21 e 22.

Isso mesmo, você não vai morar na Nova Jerusalém, você será essa fortaleza onde o Pai vai morar e estaremos pra sempre com Ele.

Efésios 2:22 – Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.

O Antigo testamento inteiro aponta que Deus está edificando para Ele uma morada. Então a Nova Jerusalém Celestial que João viu foi uma visão espiritual do que haveríamos de nos tornar, a morada de Deus

CONCLUSÃO

Nós estamos sendo iludidos pelo mundo. Somos induzidos a correr atrás de nossos negócios e vaidades temporais.

O mundo nos fala que temos que ser, temos que fazer. Esse câncer de Couch já adentrou as igrejas e têm levado muitas pessoas a edificar casas de barro para Deus. Buscam a Deus por necessidades temporais. Estão sendo atraídas à Deus por necessidades pessoais.

Temos igrejas nos dias de hoje que possuem um dia da Semana dedicado a prosperidade pessoal.

Precisamos trabalhar é verdade, mas correr somente atrás disso é um erro.

Estamos vivendo em dias que o Faraó do nosso século dobrou a carga de trabalho, ninguém mais tem tempo pra nada.

Os que possuem mais tempo o príncipe desse século os segou com tanto entretenimento: Youtube, Facebook, Instagram, TV a cabo, HBO, Netflix, Amazon Prime, Internet e por ai vai.

As igrejas não estão focando no ensinamento da Palavra de Deus.

Cultos de Milagre, cultos de prosperidade, campanhas de todos os tipos, mas não focam no ensino.

Quantas vezes saímos dos cultos famintos porque deixaram a palavra da noite para alguns minutos finais.

Tanta liturgia, louvores, orações e a palavra vinha tão rápida que não sustentava não edificava, quantas vezes eu saia morrendo de fome da igreja

Nos primeiros dias da semana eu não tinha estrutura para vencer as tentações, porque eu estava desnutrido e fraco.

Deus quer prosperar e abençoar seu povo.
Oremos por pastores que preguem o ensino, oremos para Deus levantar mestres.

O povo está sedento de aprender a palavra do Senhor.

Max Mendes – Examinai de tudo e retém o que é bom

ARTIGOS RELACIONADOS

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Revistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com Deus

Artigos populares

Calendário Hebraíco

O Rei Leão – Review

A Grande Tribulação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber