Dor e Sofrimento - Papo com Deus - Aqui o Papo é sobre Deus

Dor e Sofrimento

INTRODUÇÃO
Eclesiastes 7:2 Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração.

Eclesiastes fala de quando a depressão e a dor são melhores companhias do que a Festa e a alegria.

Salomão o homem mais sábio da terra sabia o que estava dizendo. Quando estamos distraídos em tantas alegrias, entretenimentos e festas nos esquecemos de quem somos, nossa condição de miséria e fragilidade.

ANALGESIA CONGÊNITA
Analgesia congênita é uma doença rara que faz com que a pessoa não sinta dor. Ela pode cortar um dedo, queimar o braço no fogão e mesmo assim não sente dor.

É perigoso pra nossa vida não sentir dor, porque quem não sente dor não possui limites nem medos e com isso leva a pessoa a uma morte prematura.

A DOR NOS APERFEIÇOA
Deus nos traz a dor como forma de aperfeiçoamento. Quem não sente dor morre espiritualmente.
O espinho da carne de Paulo mostra que somos fracos e precisamos ser aperfeiçoados.
Se Deus tirasse aquele espinho, talvez Paulo não fosse o homem tão piedoso que foi.

ANALGESIA ESPIRITUAL
A geração de hoje está sob analgesia espiritual, aprenderam a não sentir dor. Eles querem participar da ceia do Senhor, querem beber o suco da uva mas não querem ser esmagados, eles querem comer o pão mas não querem ser apertados e amassados.

Aprenderam que Deus os ama tanto que eles não devem sofrer nem se deprimirem, esse entendimento errado também pode matá-los espiritualmente estão doentes como a Analgesia congênita.

Muitos ministros do evangelho em nossos dias idolatraram o amor de Deus, e Cs. Lewis escreveu contra isso no seu livro os quatro amores.
”O amor torna-se um demônio no momento em que se torna um deus” C.S. Lewis

Cuidado com evangelho sem cruz, essa não foi a proposta de Cristo, Ele nos disse toma tua cruz e me segue, portanto dor e sofrimento fazem parte da vida cristã.

O SALMISTA ENSINAVA
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. Salmos 126:5-6

O SOFRIMENTO NOS LEVA A UMA VIDA DE ORAÇÃO
Entre vocês há alguém que está sofrendo? Que ele ore. Há alguém que se sente feliz? Que ele cante louvores. Tiago 5:13

AS PROVAÇÕES REVELAM O AMOR PATERNAL DE DEUS
Hebreus 12:4-8 – Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue e estais esquecidos da exortação que, como a filhos, discorre convosco: Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige? Mas, se estais sem correção, de que todos se têm tornado participantes, logo, sois bastardos e não filhos.

A DEPRESSÃO DE ELIAS
Elias era um homem de muita fé e coragem. Ele orava e milagres aconteciam! Mas, depois que teve uma grande vitória no monte Carmelo, Elias perdeu suas forças. Ele se sentia sozinho, derrotado, assustado, com vontade de morrer.

A DEPRESSÃO DE JEREMIAS
Jeremias sofreu muito durante seu ministério. Ele viu desgraças terríveis e foi perseguido por falar a verdade de Deus. Jeremias se sentia muito triste e desejava não ter nascido.

A DEPRESSÃO DE NOEMI
Noemi ficou com depressão porque perdeu seu marido e seus filhos. Ela perdeu a alegria de viver e tentou se isolar da pouca família que restava. Ela se sentiu abandonada por Deus.
O Senhor usou Rute sua nora e restaurou sua alegria e deu fim ao seu cativeiro de tristeza

O SOFRIMENTO DE JÓ
E o que dizer da vida de Jó. Deus nos deixou um livro repleto de dor e sofrimento para entendermos que as aflições existem ele é parte da vida do homem após o pecado, mas que Deus nos prometeu um corpo que jamais passará por essas dores novamente. Jó além de inspirar ele nos traz esperança.

CONCLUSÃO
Eclesiastes 7:4 O coração dos sábios está na casa do luto, mas o dos insensatos, na casa da alegria.

Sempre que estamos passando momentos difíceis eles nos levam aos pés do Senhor, reconhecemos nossa condição de miséria e a Soberania de Deus, reconhecemos quem é o barro e quem é o oleiro.

Jesus nos disse que no mundo teríamos dores mas para termos bom ânimo porque Ele venceu, assim nós também venceríamos. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
A coroa de glória que nos foi prometida está perto e o tempo de angústia e sofrimento jamais voltarão para a igreja glorificada de Jesus.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Tags

Autor

Papo com Deus

Papo com Deus

Estude de um jeito fácil com auxílio de E-books, linhas do tempo, mapas mentais tudo para auxiliar seu entendimento da Palavra de Deus.

Papo com Deus | © 2021 PAPOCOMDEUS, All rights reserved

plugins premium WordPress
Receba os estudos no seu celular
Entrar no Grupo para receber
Home
Revista
Cursos
E-Books
WhatsApp