27/07/2024
Revistas e Livros
InícioDestaqueA Grande Tribulação

A Grande Tribulação

Linhas Escatológicas divergem a respeito do arrebatamento da Igreja
Conheça a visão dos país da igreja, os reformadores e teólogos do nosso tempo


O significado de Tribulação é SOFRIMENTO ou seja o Grande Sofrimento que a terra vai passar nos últimos dias.

Jesus faz seu sermão escatológico aos discípulos
anunciando os eventos do fim do mundo como o conhecemos.

Mateus 24:21
Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.
Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados.

Jesus está repetindo as palavras do Profeta Daniel 12:1 da profecia

“Naquela ocasião Miguel, o grande príncipe que protege o seu povo, se levantará.
Haverá um tempo de angústia tal como nunca houve desde o início das nações e até então.
Mas naquela ocasião o seu povo, todo aquele cujo nome está escrito no livro, será liberto.
Daniel 12:1

A Igreja vai passar pela Grande Tribulação?

Uma posição Teológica recente que nasceu na Europa a uns 200 anos com alguns encontros e conferências proféticas é de que a Igreja do Senhor Jesus na Terra não passará pela Grande Tribulação
(GRANDE SOFRIMENTO).

Essa Posição Escatológica é nova ela diz que Jesus viria secretamente nos ares para arrebatar a Igreja.
Então todo verdadeiro cristão seria arrebatado para estar com Jesus nos ares, mas esse encontro seria secreto, somente os crentes participarão, o mundo não o veria. Depois disso inicia o período de Grande Tribulação que a Bíblia descreve.

E depois de 7 anos de Grande Aflição na terra Jesus retornaria, agora pela
terceira vez, visto que Jesus veio para anunciar o evangelho, veio pela segunda vez e arrebatou a igreja ele voltaria uma terceira vez agora de forma pública para destruir o Anti Cristo e estabelecer seu Reino Milenar aqui na terra.

Essa visão ou corrente Escatológica é chamada de Dispensasionalista ou Pré-Milenista.

Vale lembrar que os pais da Igreja os reformadores, os grandes teólogos não tinham esse entendimento. Eles não acreditavam no arrebatamento secreto da Igreja nem mesmo que a igreja seria poupada da grande tribulação.

O arrebatamento antes da Grande Tribulação é uma visão moderna dos últimos anos. Essa posição não se sustenta.

Não há base bíblica nenhuma para dizer que a igreja será arrebatada antes. Olhando as perseguições passadas e atuais contra a igreja, elas nos mostram que a igreja não foi poupada e como a história é uma sombra de eventos futuros, podemos entender que a igreja do apocalipse também não será.

Cristãos morreram ardendo em chamas, foram decapitados, despedaçados por Leões nas arenas de Roma e atualmente em países comunistas são mortos e presos pela sua fé, em países Islâmicos torturados até a morte.

Não há historicamente espaço para acreditarmos que a Igreja dos nossos dias não passará por provações.

Um dos versículos que a corrente pré-milenista se apega é aquela palavra de Paulo aos Tessalonicenses, quando ele fala da vinda so Senhor Jesus no capítulo 4.

1 Tessalonisenses,4:13-18
Irmãos, não queremos que vocês sejam ignorantes quanto aos que dormem, para que não se entristeçam como os outros que não têm esperança.
Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e juntamente com ele, aqueles que nele dormiram.

Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.

Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá do céu, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.

Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares.

E assim estaremos com o Senhor para sempre.
Consolem-se uns aos outros com estas palavras.
Quando a Palavra diz a Voz do Arcanjo, esse anjo é um anjo de guerra na Bíblia ele não vêm silencioso, olha a continuação do versículo ao ressoar da trombeta.

As trombetas eram utilizadas nas cidades antigas e nas civilizações para fazerem chamados, anunciarem grandes eventos, então a trombeta era tocada e a cidade inteira ouvia inclusive de muito longe, era uma explosão sonora impossível de não ouvir.

Agora imagine um Arcanjo tocando uma trombeta divina anunciando Jesus Cristo o Salvador do Mundo, o que tem de silencioso nisso, o que tem de secreto nisso.

Porquê a Igreja da ultima hora seria poupada, historicamente isso nunca aconteceu, porquê seriamos privilegiados?

Não seria injusto se Deus fizesse dessa forma?
Nossa geração é a geração de maior conforto sobre a terra, uma ifinidade de alimentos, de comodidades, de entretenimento, podemos escolher o que assitir, o que vestir, o que comer, e exatamente essa igreja seria poupada de uma perseguição nos últimos dias?

Daniel foi perseguido, mas Deus o livrou da cova dos leões, Sadraque, Mesaque e Abedenego, foram perseguidos pelos políticos da sua época e lançados na fornalha ardente, mas Deus os livrou dela, Deus não tirou Golias da frente de Davi mas deu a vitória na batalha.
Temos diversos exemplos na Bíblia onde Deus livra seu povo dentro na Tribulação e não o livra da Tribulação.

A igreja já passou por grande sofrimento e eles foram até o fim. A tribulação dos últimos dias levantará um povo fiel a palavra do Senhor Jesus, e aqueles que perseverarem até o fim serão salvos.

Esse é o grande avivamento do fim.

Se Jesus não abreviasse os dias ninguém sobreviveria

Mateus 24:21
Porque haverá então grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém sobreviveria; mas, por causa dos eleitos, aqueles dias serão abreviados.

Jesus mostra que os eleitos estarão na terra, não existe outro eleito na Bíblia se não a Igreja de Cristo.

Esse sofrimento será a pressão que o Anti Cristo vai fazer para que eles reneguem a fé.

Então Deus irá preservá-los nesse momento da Grande Tribulação e depois tirá-los.

Fomos ensinado a viver um Evangelho ESCAPÍSTA, ou seja vivemos dia a dia trancados dentro das casas e templos aguardando o dia que Jesus nos resgatará, mas Cristo nos orientou a sermos luz para as nações.

Ninguém ascende uma lâmpada e coloca embaixo da mesa, luz é para ficar em cima da mesa.

A igreja mostra a direção o caminho que é Jesus. Eu creio que a igreja será a resposta e o motivo de muitas conversões na Grande Tribulação ou ao menos o início dela, pois as taças da ira de Deus ainda não foram derramadas na terra.

A irá de Deus não está nos 7 selos nem mesmo nas 7 trombetas, a ira de Deus está reservado nas 7 taças com toda sua cólera e elas só serão derramadas depois que a Igreja sair da Terra.

Jesus voltará ao som da última trombeta

1 Coríntios 15:51,52
Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta.

Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.

O livro do Apocalipse nos mostra apenas 7 Trombetas que são tocadas depois dos 7 selos.

Não há mais nenhuma menção de trombetas após as 7 trombetas que está no Livro do Apocalipse de 8, 9 e 10.

A sétima trombeta é anunciada como a maior de todas.

Apocalipse 11:15
O sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve altas vozes no céu que diziam: “O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre”.

Aqui está a última trombeta que é mencionada em 1 Coríntios 15:51 e 52, a volta de Jesus não é antes da Grande Tribulação mas sim no meio ou perto do fim, então é melhor estar preparado para passar por ela ou ao menos uma parte dela do que ser surpreendido.

Nesse verso é perceptível que o Rei está tomando posse do seu Reino, ao alarido da última Trombeta, Jesus desce para tomar seus eleitos e destruir o Anti Cristo.

Essa é a posição histórica que a igreja sempre defendeu ao longos dos séculos.

Esse período da Grande Tribulação será encerrada com a vinda do Senhor Jesus nos ares publicamente, todo olho o verá, Anti Cristo esmagado, inimigos destruídos, povo de Deus salvo, ressurreição dos mortos, transformação dos vivos, novo céu e nova terra onde habita a justiça.
Aleluia.

Este é um estudo simplificado do relato do fim dos tempos, não é um estudo sistemático dos eventos apocalípticos.

Nossa missão é servir de alerta para a igreja do Senhor Jesus na terra acautelando para a vigilância e perseverança dos santos.

Fonte de Pesquisa:
Bíblia Sagrada, Apocalipse, Mateus, Corintios

Autor: Max Mendes
Examinai de tudo e retém o que é bom

ARTIGOS RELACIONADOS

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi Sandro, fico feliz com seu comentário.
    Na verdade existem mais versículos dizendo sobre Deus guardar seus filhos do grande dia do Senhor.
    Mas vamos nos atentar que GUARDAR não quer dizer que não passaremos pelas dores.
    Deus guardou tantos homens mas não os livrou da tribulação.

    Meu estudo não é doutrina mas uma interpretação, e minha interpretação é uma experiência com Deus.
    Ao meu ver como Deus não livrou sadraque, mesaque e abidenego, mas passou com eles pela prova seria o mesmo exemplo na grande tribulação.

    Ademais atente para o fato que a Grande Tribulação é Satanaz derramando sua cólera sobre os homens não é Deus ali.
    Deus derramara suas taças com sua irá, ali sim chamada de ira de Deus, e dessas taças estaremos com Jesus arrebatados. Passaremos aqui os 1.280 dias 3 anos e meio e depois não estaremos mais aqui na ira de DEus.

    Aprecio seu comentário,
    Deus abençoe.
    Max Mendes

  2. Max Mendes, a Paz do Senhor.
    Gostaria de entender algo com relação a vinda do Senhor Jesus Cristo, no soar da ultima trombeta, os mortos ressuscitarão como diz o apostolo Paulo, e tbm. Marta e Maria.. a pergunta é, em que momento a nação de Israel vai saber que Jesus é o Messias,.. Se eu estiver errado por favor me corrija vou dizer o que se passa na minha mente: Jesus virá sobre as nuvem do céu fará guerra, com o exercito em Armagedom, derrotará os inimigos Ap16:13-16 só depois da batalha soará a ultima trombeta, e Jesus sobe ao céu e seus anjos reunirá nos quatro canto da terra os seus escolhidos, acontecerá a ressurreição dos mortos e nos encontraremos com ele nos ares, quem ficar vivo receberão o flagelo das setes taças da ira de Deus, desejarão a morte e não encontrarão, Ap 9:6 (E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles)..

    • Adriano fico feliz que estudou o apocalipse.
      Pra responder sua pergunta em que momento Israel saberá que Jesus é o Messias, você precisa antes entender sobre as duas casas de israel.
      Está por toda a Biblia o plano maravilhoso de Deus para abençoar e salvar todas as famílias da terra.

      Em uma resposta rápida pra você eu diria que Israel que é a tribo do norte já sabe que Jesus é o Senhor, porque Israel são todos os Hebreus que se formaram na tribo do norte que após a Assiria Invadir Israel levou o povo de israel cativo, e lá misturaram suas nações com isso ao voltar do exilio Assirio eles não guardavam mais os mandamentos de Deus, eles foram espalhados por toda a terra. Quando aos Judeus que são descendentes da tribo do sul ou seja tribo de Juda e Benjamim esses sim são Judeus, todo nascido da tribo de Judá é Judeu.

      Por isso que Cristo fala que veio se não para as ovelhas perdidas da casa de israel, ou seja para o povo hebreu que estava perdido e agora foi achado, lembra da parabola do filho prodigo? COm isso muitas professias desbloqueiam na sua cabeça.

      Como falei precisamos ir mais fundo para te explicar sobre as duas casas, mas espero ter ajudado e respondido.
      Deus abençoe e conte comigo!

  3. Max, eu compreendi tudo o que você e outros irmãos explicaram a respeito do crente passar pela tribulação, mas não sei como falar ao meu pastor, como posso ficar em uma igreja pré tribulacionista e dispensacionalista, quando não creio mais dessa forma. onde encontrar uma igreja que tenha esse entendimento. Moro em Curitiba. Outro dia nosso pastor explicou como sendo um texto para os judeus, Marcos 16 e eu senti que a pregação ficou tão vaga. Ou seja, se aquele texto é para os judeus, logo o apocalipse quase todo é para os judeus também, já que a igreja não vai passar pela tribulação, o velho testamento também seria para os judeus porque a igreja nem existia ainda, o que sobra da bíblia para a igreja? quem determinou isso? e porque os dízimos são para a igreja também? é muita contradição e eu não estou mais conseguindo compactuar com isso, mas não quero ficar sem congregar junto com o povo de Deus, mas também não me sinto a vontade em me tornar membro de uma igreja cuja crença difere da minha.

    • Eu entendo Sandra, eu me sinto um peixe fora da agua, mas o congregar estar junto com os irmãos, visita-los, almoçar com ele, ajudar com mantimentos, amá-los não depende da teologia.
      Eu aconselho que congregue e não deixe de congregar, procure uma igreja mais bíblica uma comunidade menor talvez, mas um lugar que possa aplicar o fruto do Espírito Santo.
      Parabens pela sua dedicação em aprender a palavra de DEus, prossiga assim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Revistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com Deus

Artigos populares

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber