16/06/2024
Revistas e Livros
InícioDestaqueO Iluminismo e a Igreja

O Iluminismo e a Igreja

O iluminismo surgiu entre os séculos 16 e 19, trazendo consigo o pós-modernismo.

Era um movimento que apregoava que qualquer coisa que não pudesse ser comprovada cientificamente deveria ser descartada e considerada como superstição, falatório ou fábula.

O iluminismo tem como 3 pilares, liberdade, igualdade e fraternidade.
Com acesso ao conhecimento, as ciências a tecnologia e filosofia, soavam como algo perfeito, mas ao longo da história percebemos que o iluminismo desvalorizou a história da igreja.

Essa mensagem, essa ideologia de Liberdade, igualdade e fraternidade,  de economia mais coerente de políticas sociais mais engajadas teve um som mais atraente mas com o passar dos anos percebemos que o Iluminismo tinha uma escatologia divergente a promover. Uma consumação diferente.

Aos poucos ela foi apagando a história da igreja, tirando a igreja do centro e colocando o homem agora como o centro da história.

Agora a igreja não é mais a fonte histórica, filosófica de sua época. Agora o homem se torna o centro da história.

A partir daí a religião ou cristianismo que na época tinha maior destaque, perdeu significância de vida, passou a ser uma lenda ou apenas uma tradição oral e escrita que fora passado por gerações antecessoras.

Porém devemos nos atentar que o o berço da ciência foi a religião. Os pais da ciência eram cristãos e não tinham nenhum problema com religião x ciência. Essa visão aristotélica ganhou força nos últimos 3 séculos com o pós-modernismo.

A ciência já era praticada e apoiada dentro de mosteiros, por homens cristãos e financiada inclusive pela própria igreja, onde em seu posicionamento  junto a sociedade entendeu que a ciência era uma forma de amenizar o sofrimento do pecado do homem caído e determinado por Deus lá no Gênesis 3.

O professor Adalto Lourenço -formado em Física pela Bob Jones University (1990), Carolina do Sul, EUA. Possui mestrado em Física, obtido na Clemson University (1994) .- referência no assunto criacionismo destaca em seus livros, ‘Como tudo começou’ e  ´A igreja e o Criacionismo´ muitos nomes de cientistas de várias épocas cristãos. Atualmente a TDI, Teoria do Design Inteligente, encontra razões para afirmar que existe uma mente brilhante e Inteligente por trás da criação e condução do Universo. 

Galileu Galilei, físico, matemático e astrônomo italiano – Ele argumentou que não podemos presumir saber como Deus pensa; devemos sair e olhar para o mundo que Ele criou (inaugurando assim o método científico).

A lista é extensa com mais de 200 cristãos cientistas que criaram leis e teorias. Vamos citar abaixo  6 deles:

  • Johannes Kepler (1571-1630), um dos maiores astrônomos
  • Copérnico (1473- 1543), fundador da mundovisão moderna
  • Newton (1643- 1727), fundador da física teórica clássica
  • Ampere (1775- 1836), descobriu a lei fundamental da corrente elétrica
  • Gauss (1777- 1855), um dos maiores matemáticos e cientistas alemães
  • Thomas Edison (1847- 1931), o inventor mais fecundo, 1200 patentes

Portanto, mesmo que a ciência tente ferozmente enterrar Deus, e assim apagá-lo da história a Igreja de Cristo se mantém como o baluarte da verdade resplandecendo a glória do nosso Criador e agora Pai.  

Se você acha ao menos razoável essa exposição, então ajude em oração e propagação do Evangelho de Cristo.

Max Mendes – Examinai de tudo e retém o que é bom 1 TS. 5:21

ARTIGOS RELACIONADOS

3 COMENTÁRIOS

  1. Magnífico !! Amei. Estou fazendo faculdade de teologia e queria entender de forma resumida o que o iluminismo fez na história da Igreja !! PARABÉNS

  2. boa noite
    muito bom.
    Gostaria de receber mais sobre o iluminismo para entender melhor , sou estudante de teologia e tenho um trabalho sobre esse assunto. obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Revistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com Deus

Artigos populares

Calendário Hebraíco

O Rei Leão – Review

A Grande Tribulação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber