Sabe o que significa arrependimento? - Papo com Deus - Aqui o Papo é sobre Deus

Sabe o que significa arrependimento?

Vamos meditar um pouco sobre o arrependimento.

João Pregava sobre Arrependimento
Ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados,
Lucas 3:3 ARA
Destaque para o fruto do arrependimento
Dizia ele, pois, às multidões que saíam para serem batizadas: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento…
Lucas 3:7‭-‬8 ARA
O que se pode entender é que existe arrependimento quando se gera fruto digno de arrependimento. Pois existe arrependimento que não gera fruto.
Isso vai ficar mais claro quando  pegamos a palavra arrependimento no original grego que é METANÓIA. Seu significado é mudança de pensamento. Mudança de direção.
Trazendo para a época de Jesus, essa palavra era usada para mudar a direção de um exército. Todos soldados andavam para um lado e quando recebiam a Ordem METANÓIA todos se voltavam 180 graus para o outro lado. Ou seja METANÓIA era meia volta volver.
Durante muito tempo nós acreditamos que arrependimento era Parar de pecar. Estávamos andando em direção do pecado e quando nos arrependemos demos um STOP e paramos de andar em direção do pecado. E METANÓIA é diferente, ela significa dar meia volta e agora se afastar do pecado. METANÓIA não é parar em frente do pecado mas é dar meia volta e agora andar em direção contrária ao pecado nos afastando cada dia mais dele.
Se pararmos em frente ao pecado logo voltamos a fazer a coisa errada, pois somos inclinados ao pecado, ainda não possuímos nosso corpo glorificado como a bíblia nos promete na ressurreição dos mortos.
Dois exemplos bem legais são:
Primeiro exemplo
Zaquel chefe dos publicanos e homem rico. Ele cobrava impostos e ainda extorquia o povo.

Qual era o pecado: a ganância, o amor ao dinheiro.
Jesus entra na casa dele prega pra ele e Zaquel se arrepende
Qual foi o fruto do arrependimento de Zaquel: ele deu metade dos bens aos pobres e ainda disse se tinha roubado dos pobres daria 4x mais
Veja que Zaquel não parou só de roubar ele resolveu Dar aos pobres.
Agora ele fez METANÓIA, meia Volta, Mudou a direção, além de não roubar mais ele passa a restituir as pessoas que prejudicou. Na sequência Jesus disse: hoje houve salvação nesta casa.
Esse é fruto digno de arrependimento.
Segundo exemplo
Atos cap. 16:31
Paulo e Silas estão  presos e tinham sido açoitados  pelos soldados romanos.
Eles estavam cantando e orando.

Derrepente um terremoto e as cadeias se abrem e saindo para a fora da prisão um dos soldados apavorado pelo que acabou de presenciar pergunta: o que devo fazer para ser salvo?

Paulo diz: creia no senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa.
Eles pregaram a palavra de Deus ao carcereiro e a todos que faziam parte da casa dele naquela hora da noite, cuidando deles lavou- lhes as feridas dos açoites.

zaquel

Qual era o pecado do soldado: era a violência ele era  soldado romano, tinha sido treinado para ser violento.

Qual foi o fruto do arrependimento do carcereiro?  Ouvindo a palavra do evangelho ele se arrepende e agora cuida das feridas dos açoites. Ele foi treinado para ser violento para açoitar mas agora ele faz METANÓIA meia volta, Mudou a direção além de nao açoitar agora ele passa a cuidar das feridas dos açoites.

Esse é o fruto digno de arrependimento.

Qual é a direção que você está indo.

O que você precisa fazer hoje para dar meia volta e ir pra bem longe do que você estava fazendo?
Vá na outra direção. Dê frutos dignos de arrependimento.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Categorias

Tags

Autor

Papo com Deus

Papo com Deus

Estude de um jeito fácil com auxílio de E-books, linhas do tempo, mapas mentais tudo para auxiliar seu entendimento da Palavra de Deus.

Papo com Deus | © 2021 PAPOCOMDEUS, All rights reserved

plugins premium WordPress
Receba os estudos no seu celular
Entrar no Grupo para receber
Home
Revista
Cursos
E-Books
WhatsApp