DESMASCARANDO A GRANDE BABILÔNIA: - Papo com Deus - Aqui o Papo é sobre Deus

DESMASCARANDO A GRANDE BABILÔNIA:

Por que Deus nos manda sair dela para não sermos destruídos com ela?

SAIAM DA GRANDE BABILÔNIA

Apocalipse 18:4 Ouvi outra voz do céu, dizendo: Retirai-vos dela, povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados e para não participardes dos seus flagelos;

Tenho visto na internet e já ouvi pessoas que no telefone me disseram para sair da minha igreja, porque o sistema religioso é a Babilônia que João descreveu no Apocalipse 18.4.

A pessoa em específica que me ligou disse que ele e sua esposa tinham sido enganados pelos pastores de sua igreja local. Me explicou que tinham servido durante muitos anos, feitos votos financeiros e tudo isso para servir ao pastor da igreja e ampliar o templo dessa igreja.

O que ocorre é que muitas pessoas se doam tanto  que inevitavelmente sentem-se completamente desgastadas. É muito comum então ouvirmos que a igreja a enganou, que a igreja a machucou.

O problema então está formado, porque para servir a Deus que não vejo, preciso servir aos homens a quem vejo.

O fato de existir um abuso por parte de uma liderança não inviabiliza o chamado do cristão para a comunidade local.

A vida congregacional é a base da igreja, não podemos nem conseguimos ser igreja sozinhos.

A igreja é a reunião de pessoas diferentes que se unem sob um único propósito, oferecer sacrifícios a Deus, oferecer adoração e serviços aos irmãos da sua comunidade local.

IGREJA LOCAL E A IGREJA ESPIRITUAL

A igreja local se refere a uma congregação específica de cristãos que se reúnem regularmente em um local físico, para adoração, ensino, comunhão e serviço mútuo. Essas igrejas locais podem variar em tamanho, estilo de adoração e ênfase teológica, mas todas buscam seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e promover o crescimento espiritual de seus membros. Por outro lado, a igreja global se refere à totalidade de todos os cristãos ao redor do mundo, independentemente de suas denominações. Essa igreja global é vista como o corpo de Cristo universalmente, composta por pessoas de todas as nações, tribos e línguas que compartilham a fé comum em Jesus como Salvador e Senhor. Enquanto a igreja local é o contexto imediato onde os cristãos vivem sua fé em comunidade, a igreja global representa a conexão e a unidade de todos os crentes em Cristo, independentemente de sua localização geográfica ou contexto cultural.

SAI DO MEIO DELA E NÃO SE CONTAMINEM

Isaías 52.11-12

Retirai-vos, retirai-vos, saí de lá, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, vós que levais os utensílios do SENHOR. Porquanto não saireis apressadamente, nem vos ireis fugindo; porque o SENHOR irá adiante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda.

Nesse contexto, o profeta está encorajando o povo a purificar-se e se preparar para a presença e o cuidado de Deus. Eles estavam retornando do cativeiro e o objetivo é instruir os judeus a abandonar os costumes e os encantos da Babilônia dos caldeus.

SANTUÁRIO DE DEUS E OS ÍDOLOS DOS HOMENS

2 Coríntios 6.16-17

Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.

Nesse contexto, Paulo está ensinando os Coríntios a viverem vidas santas e separadas do mundo. Claramente o apóstolo está fazendo uma referência ao texto de Isaias 52, onde a Babilônia era a cidade que seduziu os judeus no tempo do cativeiro.

Paulo, mostra que não pode haver uma ligação do crente atual com o mundo atual. Uma exortação que deve ser muito observada para os nossos dias, onde vemos um evangelho 2.0, mais polido, mais palatável, que não confronta o pecado, mas conforta os pecadores. Até atrai muito seguidores, mas não gera discípulos, homens e mulheres convertidos.


ESCRAVOS DE CRISTO OU ESCRAVOS DO PECADO

O chamado do evangelho para o cristão é, “saiam dela povo meu”, saiam da grande Babilônia e sirvam ao Deus criador.

O sai dela, está relacionado com o abandono do velho homem. Deus livrou seu povo das mãos de Faraó do Egito para livres adorá-lo no deserto. De igual modo, Deus nos resgatou do império das trevas, da Grande Babilônia para adorá-lo. Deus nos chama a purificação, a transformação, o milagre do novo nascimento. Devemos abandonar todas as práticas pecaminosas e toda a lei da iniquidade para viver na lei de Deus, no reino de Paz e Justiça.

Romanos 6.22 – Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Neste verso, Paulo está explicando que, através da fé em Jesus Cristo, somos libertos da escravidão do pecado e nos tornamos escravos de Deus. Ao invés de vivermos sob o domínio do pecado, somos chamados a viver em obediência a Deus e a servi-Lo em amor. E o Espírito da Palavra nos ensina a vivermos a obediência pelo amor que recebemos e não por imposição.

JESUS INSTITUIU A IGREJA E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PODEM PREVALECER CONTRA ELA

Foi Jesus quem fundou sua igreja, e não há nada nem ninguém que possa destruir a igreja de Cristo. Paulo, diz que não devemos deixar de congregar como era costume de alguns. (cf. Hebreus 10.25).

Portanto, não caia nessa falácia, ela não é nova.

Desde sempre o objetivo é destituir a igreja de Jesus, e a melhor forma é desmobilizar o corpo. Dentro do corpo somos mais fortes.

Lembre-se que os lobos, atacam o rebanho de animais no intuito de afastar algum do rebanho. Uma vez que a ovelha estiver isolada, ela é mais frágil e muitas são destroçadas pelos ataques dos lobos.

Cuidado com falácias exegéticas.

VAMOS LÁ!

Aproveita e acessa nosso Club de Estudos Bíblicos. Além de você se edificar ainda nos ajuda em nossos trabalhos missionários e aqui no Canal, acessa lá: Club.papocomdeus.com.br

Dá essa força pra gente!

Ps: Para garantir que vai receber toda a minha comunicação aconselho fortemente que você também esteja nos meus outros canais:

► Whatsapp (Comunidade): https://chat.whatsapp.com/JVj2Wr8l4JN4zdv4mIm5jn

► Telegram (Anti-Censura): https://t.me/papocomdeus

► Instagram 2: papocomdeus.oficial

► Todos Nossos Links: https://linktr.ee/papocomdeus


Deus abençoe você e até o Próximo Papo com Deus

Café e Teologia

A Newsletter do Papo com Deus. Junte-se à mais de 21 mil leitores e receba nossos boletins de edificação.

Estude de um jeito fácil com auxílio de E-books, linhas do tempo, mapas mentais tudo para auxiliar seu entendimento da Palavra de Deus.

Fale Conosco

Papo com Deus | © 2021 PAPOCOMDEUS, All rights reserved

plugins premium WordPress
Receba os estudos no seu celular
Entrar no Grupo para receber
Home
Revista
Cursos
E-Books
WhatsApp