22/07/2024
Revistas e Livros
InícioDestaqueAs duas Ressurreições

As duas Ressurreições

A morte física todos enfrentamos, mas a espiritual é uma escolha.

TEXTO BASE
Apocalipse 20:6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.

Os ímpios seguem mortos, não foram salvos, não foram vivificados. Os mortos não reviveram, essa palavra nos remete a não nasceram de novo, não foram salvos, não se arrependeram. Por isso não reinam como os demais que já estão reinando com Cristo nessa visão de João. Deus sempre falou pelos seus servos, os profetas, mas nós últimos dias nos falou pelo seu filho e mesmo assim os homens não reviveram. Essas pessoas permaneceram mortas. Essa é a primeira ressurreição.

Vídeo desse estudo para te ajudar

A VISÃO DISPENSACIONALISTA
Eles acreditam em 3 ressurreições. A primeira seria a ressurreição dos crentes, a segunda dos ímpios e a terceira no final do Milênio.

Essa visão é explicada assim: Cristo volta e os santos são ressuscitados, mas os ímpios não. Os ímpios são ressuscitados depois para serem julgados, e no final do Milênio no julgamento do trono branco também ressuscitam para julgar os que nascerem no milênio. Jesus nunca ensinou assim.
A Bíblia sempre fala de uma única ressurreição física. Jesus diz nos evangelhos que na sua volta Ele vai separar bodes de ovelhas.
Haverá o julgamento de justos e injustos, para galardão e vergonha eterna.
A Bíblia sempre nos anuncia apenas uma ressurreição de corpos.

A RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL E FÍSICA
Bem-aventurado aquele que participa da primeira ressurreição, porque esse receberá o corpo de glória.
Bem-aventurado os regene-rados, aqueles vivificados pelo Espírito Santo.
Não é uma ressurreição física, mas o milagre do novo nascimento.

FUNDAMENTANDO A RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL
Ef 2.1-6 – Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Mas Deus, sendo rico em misericórdia, devido ao grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;

Essa é a primeira ressurreição. Estávamos mortos para Deus, mas Ele nos deu vida através da obra de Cristo. Não só nos ressuscitou, mas também nos fez assentar em tronos celestiais e de lá temos poder para julgar homens e anjos. Leia atentamente Apocalipse 4 e 5, os santos já estão sentados em tronos é reinam com o cordeiro, porque já ressuscitaram em Espírito, todos os que já morreram e os que ainda irão morrer.
Apocalipse 20:4 Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados pelo testemunho de Jesus, bem como pela palavra de Deus, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos.
Isso posto, entendemos que a primeira ressurreição está ligado a nossa morte para o velho homem e o nascimento do novo homem, como Jesus explicou para Nicodemos (João 3:1-21).

ESTOU A PORTA E BATO, QUEM OUVE MINHA VOZ SERÁ RESSUSCITADO
João 5:24-25 – Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.  Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão.

Jesus mostra uma ressurreição espiritual, trazendo homens que antes estavam mortos em seus delitos e pecados, e agora chamados pelo evangelho são ressuscitados para a vida espiritual em Deus.

Apocalipse 3.20 Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

O estado de trazer a vida é a conversão, é a regeneração em nosso homem agora em Cristo.
Quem ouve a palavra da verdade e a recebe é vivificado pelo poder do Espírito Santo. Quem ouve e não recebe permanece morto em seus delitos e pecados.

João 3:18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto quem não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

QUEM SE CONVERTE É VIVIFICADO, PASSA A TER VIDA
Todo aquele que se converte, passa pela primeira ressurreição e quando morre ele parte para estar com Cristo (cf. Fp 1.23).

Depois o justo passa pela segunda ressurreição que é a ressurreição de corpo, a ressurreição final, aquela ao qual recebe um corpo de glória.
Cristo, semeou seu corpo material e colheu seu corpo de glória. Veja o que Paulo fala aos Coríntios sobre a ressurreição de corpos.

1 Coríntios 15.43-44 é semeado em desonra, mas ressuscita em glória; é semeado em fraqueza, porém ressuscita em poder; é semeado um corpo natural, contudo ressuscita um corpo espiritual. Ora, se há corpo natural, há também corpo espiritual

A SEGUNDA MORTE
Apocalipse 20:6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.

A primeira morte é física e biológica, e a essa todos estamos sujeitos por conta do pecado. Já a segunda morte é a do lago de fogo e enxofre, ela é espiritual.
A primeira morte todos passaremos, pois o pecado afetou a todos, e o salário do pecado é a morte. Mas a segunda morte é uma escolha.

Se não recebermos a dádiva de Deus pela Sua graça em Cristo Jesus seremos lançados no lago de fogo.

EXORTAÇÃO E CONSOLAÇÃO
Ninguém é condenado ao lago de fogo pelos pecados que cometeu, mas por tamanha graça que desprezou.

Não despreze o chamado do Espírito da Palavra, receba a graça e seja regenerado pelo amor de Deus.
Não endureça seu coração quando ouvir a voz do Espírito (cf. Hb 3.8; Sl 95.8).

Se você se arrependeu de verdade e vive na prática da justiça, lutando contra o pecado, então você já passou pela primeira ressurreição.
Você foi vivificado em Cristo e está vivo para Deus. Você é bem-aventurado, pois a segunda morte não pode te tocar.
Agora se você anda na prática do pecado, quebrando as leis de Deus, esse é o chamado ao arrependimento verdadeiro de Deus pra você. Quero te inspirar e te encorajar para andarmos juntos em direção a redenção de nossas almas. Deus nos chama para uma mudança de vida diária.

Ainda há tempo e Deus espera por você. Está tudo consumado! Agora é comigo e com você. Precisamos mudar hoje nosso entendimento e comportamento gerando frutos de arrependimento.

E lembre-se: ninguém é condenado ao lago de fogo pelos pecados que cometeu, mas por tamanha graça que desprezou.

No amor de Cristo,
Pr. Max Mendes – Fundador do Papo com Deus

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Revistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com DeusRevistas Ilustradas de Estudos Bíblicos do Papo com Deus

Artigos populares

Calendário Hebraíco

O Rei Leão – Review

A Grande Tribulação

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
plugins premium WordPress

Receba os estudos no seu celular

Entrar no Grupo para receber